
Bem-vindo(a) aos Cadernos do Memorial Amparo
Os Cadernos do Amparo constituem um espaço editorial dedicado à publicação de textos que dialogam com os temas, práticas e memórias em torno da devoção e da Festa de Nossa Senhora do Amparo. Neste ambiente, o Memorial reúne artigos científicos, textos autorais, ensaios, editoriais e outras produções que contribuam para o debate, a reflexão e o registro crítico sobre os múltiplos sentidos dessa manifestação cultural e religiosa.
Além das publicações individuais, este espaço também abrigará edições completas organizadas sob temas específicos, reunindo diferentes contribuições em formato editorial articulado.
Todas as publicações aqui disponibilizadas podem ser livremente acessadas e baixadas, sendo de responsabilidade do leitor a correta utilização do conteúdo. É indispensável a atribuição dos devidos créditos aos(as) autores(as) e ao Memorial Amparo, como local de publicação original, respeitando-se as normas vigentes de citação e referência.
Publicações
Festa do Amparo: Patrimônio Vivo de Fé, Devoção Popular e Cultura Identitária do Povo de Valença-BA
A salvaguarda da Festa de Nossa Senhora do Amparo apenas reafirma o que os valencianos já reconhecem há muito tempo: trata-se de um Patrimônio Vivo, que integra fé, devoção popular e cultura identitária em Valença.
Entre o Cetro e o Fuso: Releituras Populares da Iconografia de Nossa Senhora do Amparo de Valença-BA
A imagem de Nossa Senhora do Amparo pode carregar, em vez de um cetro real, um fuso de fiar — símbolo da devoção operária em Valença-BA. Este texto investiga como essa interpretação popular ressignifica a iconografia mariana.








