top of page

O Memorial Amparo

O Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Documental e Cultural da Devoção e Festa de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Valença-BA, foi idealizado e criado pelo professor Paulo Vitor Souza da Luz, Mestre em História através do Programa de Pós-Graduação em História do Atlântico e da Diáspora Africana da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGH-UESC), e Graduado em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Este projeto contou com o financiamento público da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (LEI Nº 14.399/2022), através do Edital de Chamamento Público Araken Vaz Galvão (003/2024) da Prefeitura Municipal de Valença-BA, o que possibilitou a sua execução e consolidou sua relevância para a preservação da memória e cultura de Valença.

Este espaço surgiu da necessidade de preencher lacunas significativas de informações sobre a devoção secular à Nossa Senhora do Amparo em Valença, uma festa de grande importância histórica e cultural para a cidade e para a região. O projeto visa proporcionar aos leitores e pesquisadores acesso a uma vasta gama de informações sobre a história da igreja, da festa e da devoção, contribuindo para a valorização e preservação dessa tradição religiosa secular.

Dessa forma, além de sua importância cultural e religiosa, o Memorial Amparo busca suprir a atual carência de arquivos públicos, sejam presenciais ou digitais, sobre a história de Valença. A cidade carece de um espaço dedicado à preservação da sua memória histórica, o que faz do Memorial Amparo praticamente o principal mecanismo de pesquisa que reúne documentos sobre a Festa de Nossa Senhora do Amparo. Sendo a festividade tombada como Patrimônio Imaterial pelo Município de Valença-BA desde 2018 (Lei Municipal Nº 2.524), o Memorial se torna uma referência fundamental para o estudo e a preservação dessa parte da história local. A festa, além de seu significado religioso, está profundamente entrelaçada com a identidade cultural e histórica do município.

O principal objetivo deste projeto é facilitar o acesso à história da devoção à Nossa Senhora do Amparo, promovendo um maior envolvimento das gerações futuras com o legado histórico e cultural de Valença-BA. O Memorial Amparo disponibiliza textos acadêmicos e jornalísticos, fotografias, produções artísticas, canções, textos literários, livros e outros materiais que documentam tanto os aspectos históricos quanto as manifestações contemporâneas dessa importante devoção.

A criação deste espaço digital dedicado à devoção e à festa de Nossa Senhora do Amparo representa um avanço significativo na preservação e na divulgação da história e do patrimônio cultural de Valença. Ao oferecer uma diversidade de informações, desde os aspectos históricos até as expressões culturais e artísticas, o projeto não só visa preencher lacunas de conhecimento, mas também promover um entendimento mais profundo e um maior engajamento com essa tradição que é central para a identidade valenciana e para o contexto religioso baiano.

Além disso, ao oferecer uma plataforma acessível para a partilha de informações e reflexões, o projeto aspira fortalecer os laços entre o passado e o presente, entre as pessoas e suas tradições, buscando preservar aspectos culturais e devocionais dos valenciano e do Baixo Sul da Bahia. Acredita-se que este esforço para preservar e divulgar a devoção à Nossa Senhora do Amparo inspire iniciativas semelhantes na cidade, estimulando o apreço e a compreensão das diversas expressões de fé e cultura que formam a riqueza de nossa sociedade.

 

Cordialmente,

Paulo Vitor Souza da luz

Curador do Projeto

bottom of page