Cineclube leva filme “Amparo de Valença: Uma Fé Inabalável” a escolas públicas de Valença-BA
- Paulo Vitor Luz
- 28 de mai.
- 1 min de leitura
Durante os meses de março, abril e maio, o projeto Cineclube “Valença e sua história” promoveu exibições do documentário Amparo de Valença: uma fé inabalável, dirigido pelo historiador valenciano Paulo Vitor Luz. A iniciativa das sessões foi idealizada por Jéssica Prazeres Carmo e contemplou diferentes comunidades da zona rural do município de Valença, com atividades realizadas em escolas públicas estaduais.
No dia 18 de março, o filme foi exibido em dois horários (13h e 19h) no Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, localizado na Comunidade Quilombola do Jiquiriçá. Em 16 de abril, a sessão aconteceu às 13h no Colégio Estadual Onildo Raimundo Cristo, na Comunidade Quilombola do Orobó. Já no dia 22 de maio, às 19h, foi a vez do Colégio Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus receber a atividade.
Encerrando o ciclo de exibições, no dia 28 de maio de 2025, às 19h20, o documentário foi apresentado no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano (CEEP), localizado na sede do município. A sessão contou com a presença do diretor do filme, Paulo Vitor Luz, que dialogou com os alunos sobre o processo de criação da obra, os bastidores da produção e apresentou brevemente o projeto Memorial Amparo, do qual também é curador.
O projeto foi viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Edital Araken Vaz Galvão, promovido pela Secretaria de Cultura de Valença. O cineclube busca valorizar a história local por meio do audiovisual, promovendo o acesso à cultura e à memória entre estudantes e comunidades tradicionais do município.

















Comentários