top of page

Conto sobre a aparição de Nossa Senhora do Amparo em Valença, Bahia

Oralidade

TRANSCRIÇÃO:

"Segundo a tradição oral, um homem montou a cavalo e resolveu desbravar a colina, onde hoje está a Igreja, mas o cavalo não queria sair do lugar. Então, ele meteu as esporas no animal que disparou ladeira a cima; ao pressentir que ia cair na ribanceira, o cavaleiro gritou por Nossa Senhora. Naquele instante, ele viu no céu de Valença, a imagem de Nossa Senhora do Amparo, e o cavalo estancou com as patas no ar.”(História contada por Dona Amélia Andrade, já falecida, professora leira de primeiras letras, que residia na Rua do Pitanga)


Nossa Senhora do Amparo é a Padroeira dos Operários da Fábrica de tecidos Companhia Valença Industrial (CVI), e por extensão, Padroeira da cidade de Valença/BA.


ICONOGRAFIA: Em vez do cetro, a Imagem ostenta um fuso na mão direita, que é uma peça roliça, usada para fiar, nos teares, da referida Empresa.


*Iconografia é a descrição e conhecimento de imagens, retratos, quadros ou monumentos, particularmente os antigos.


FONTE: MEMORIAL HISTÓRICO in Facebook / Fan Page. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1899995640091547&set=a.137288416362287&type=3&theater . Acesso em: 21 Out. 2018.

Anexos

bottom of page